top of page

Graviola

A Annona muricata, tem uma grande quantidade de usos, para uma gama de enfermidades, dentre elas, destacam-se: doenças pulmonares, processos inflamatórios, patologias infecciosas, dor e câncer.
O decoto das folhas é muito utilizado contra diarreia e espasmos, e o chá é empregado como agente emagrecedor e como medicação contra alguns tipos de câncer. Suas sementes são usadas com função emética e adstringente, e suas cascas como antidiabéticas e espasmolíticas . As flores e também as folhas são utilizadas para tosse e problemas no trato respiratório inferior. As folhas da A. muricata são utilizadas na medicina popular por possuírem ações parasiticida, anti-reumática, antinevrálgica, adstringente e emética. O chá das folhas de graviola é utilizado como sedativo, expectorante e broncodilatador. Emprega-se a fruta na indústria alimentícia para a elaboração de sucos, sorvetes e doces.

Annona muricata.jpg

Para informações na integra, confira as referências a baixo.

BARATA, L.E.S.; ALENCAR, A.A.J.; TASCONE, M.;TAMASHIRO, J. Plantas Medicinais Brasileiras. IV. Annona muricata L. (Graviola) Estado da Arte Revista Fitos Vol.4 Nº01 março 2009.
BENTO,E.B.; MONTEIRO, A.B.; LEMOS, I.C.S.; JUNIOR, F.E.B.; OLIVEIRA, D.R.; MENEZES, I.R.A; KERNTOPF, M.R. Revista Cubana de Plantas Medicinales 2016;21(1):9-19 

bottom of page